Imagine a moda sendo uma força para o bem. Uma força que cria empregos dignos e melhores condições de vida, erradica a exploração, limpa nosso meio ambiente, apoia um modelo de negócios circular e fortalece as comunidades.

Quando lançamos a C&A Foundation global, em 2014, foi porque acreditamos que a moda poderia alcançar todos esses objetivos, mesmo que não estivéssemos plenamente seguros de como isso aconteceria. Após três anos, estamos avançando?

Sim. E não. Mas tenho certeza de que nossa abordagem está correta.

Sempre soubemos que os desafios da moda são muito grandes para uma só organização resolver. É por isso que, hoje, nosso foco está na busca e no apoio a iniciativas que alavanquem mudanças significativas, que estejam além do que conseguimos fazer sozinhos.

Na prática, isso significa centrar nosso apoio em iniciativas que tenham um impacto maior do que a soma de suas partes. Significa que devemos fortalecer as redes e inspirar outros a assumir seu papel na geração de mudança.

Este relatório traz histórias sobre nosso trabalho rumo a uma mudança sistêmica – do Brasil a Bangladesh.Tais histórias mostram como estamos apoiando novos modelos de engajamento, a exemplo da iniciativa Freedom Fund para combater o trabalho forçado; estamos investindo em agendas ousadas de inovação, entre as quais o Fashion for Good; e estamos advogando mudanças nas políticas e nos comportamentos, tais como o esforço da Fashion Revolution em favor de maior transparência e prestação de contas.

Mas, enquanto sabemos que já alcançamos importantes resultados, ainda precisamos fazer mais para de fato transformar a indústria da moda. O mundo conta agora com uma agenda comum de desenvolvimento – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – a ser seguida por outros financiadores, negócios, governo e sociedade civil. Vemos isso como uma valiosa oportunidade para assegurar que nosso trabalho complemente a atuação de outros, de forma que, juntos, possamos criar um impacto acelerador.

Na C&A Foundation, estamos focados em estimular a igualdade de gênero (5), contribuir para o emprego digno e o crescimento econômico (8), promover o consumo e a produção responsáveis (12), contribuir com as ações em favor do clima (13) e fortalecer e desenvolver parcerias para atingirmos essas metas (17).

Para avançar, continuaremos a integrar o trabalho que fazemos com a agenda global, porque os desafios que todos nós enfrentamos, na indústria da moda e além dela, são tão grandes que simplesmente não podemos trabalhar isoladamente.

Juntos, somos maiores que a soma de nossas partes. Juntos, podemos tornar a moda uma força para o bem.

Dinesh Khanna

Somos um instituto corporativo. Compartilhamos a mesma
origem, os mesmos valores e amesma visão sobre sustentabilidade
que a C&A. E trabalhamos em parceria para encontrar as melhores
formas de promover mudanças positivas. Desse modo, nos alinhamos
com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O processo de integração com a C&A Foundation tomou corpo em 2016. Em nosso aniversário de 25 anos, celebramos nosso legado e reforçamos o compromisso com nossos parceiros de educação de apoiar seu fortalecimento até 2018. O ano de 2016 também ficou marcado pela consolidação de uma nova e desafiadora agenda para o Instituto C&A: trabalhar para a transformação da indústria da moda no Brasil. Nós nos permitimos um mergulho nos desafios sociais e ambientais da cadeia da moda para então começarmos a fundar as bases de nossa nova atuação.

Preservando nosso jeito de ser, escutamos e convidamos organizações sociais, instituições e especialistas para pensarem conosco como a indústria da moda pode ser mais sustentável. Descobrimos que há um movimento de pessoas e organizações dispostas a se conectarem conosco em busca de um maior impacto. E essa colaboração é fundamental para uma mudança sistêmica.

A atuação conjunta com nossos colegas globais também foi chave para criarmos estratégias para uma cadeia cada vez mais globalizada, mas com desafios parecidos em diversas partes do mundo. Juntos, compartilhamos aprendizados e experiências sobre como desenhar soluções de maior impacto e escala.

Este relatório reflete essas conexões. Estamos contando histórias de vidas que foram impactadas positivamente por nossas parcerias locais, desde as mais recentes até aquelas que mostram o alcance do nosso trabalho na área de Educação nos últimos 25 anos. Também estamos trazendo histórias globais, com as quais temos aprendido.

Sabemos que ainda há um longo caminho pela frente, mas seguimos inspirados por essas histórias, que mostram que a mudança positiva é possível. Esperamos inspirar você também.